Depleção do Ego


 

Depleção do Ego

 

O que é isso, depleção do ego? 

 

Segundo Muraven, Tice e Baumeister, "depleção do ego é quando o indivíduo tem a capacidade de tomar decisões prejudicada pelo cansaço mental (Estafa Mental)." Todas as decisões que tomamos em nosso dia-a-dia consomem energia e, depleção do ego seria a falta dela.
Conforme Charles Duhigg, em seu livro "O Poder do Hábito", a força de vontade é como se fosse um músculo e, quanto mais este músculo é utilizado, menos energia sobrará para realizar outras tarefas." Quando nosso corpo está exausto (Músculo fadigado) começamos a fazer os exercícios de forma errada e, com nossa mente é a mesma coisa; se você não tem energia mental suficiente para pensar de forma lógica, provavelmente fará escolhas erradas. Evite decidir algo quando estiver muito cansado mentalmente, pois, a probabilidade de você se arrepender depois é muito alta.

Naturalmente nosso cérebro é programado para evitar o gasto "desnecessário" de energia e, entre pensar em uma reposta ou mandar alguém tomar naquela lugar, o segundo, aparentemente, exige menos esforço cerebral. Não tome decisões importantes quando estiver cansado, pois seu cérebro irá procurar o caminho de menor resistência.

"O fenômeno em que os indivíduos reduzem significativamente a sua capacidade de autocontrole após terem exercido duas tarefas consecutivas é conhecido como o efeito da depleção do ego (ego-depletion) (Muraven, Tice & Baumeister, 1998)."

Não é à toa que, muitas pessoas após um dia cansativo de trabalho, no qual, precisaram decidir entre várias escolhas importantes, acabam discutindo com o parceiro quando chegam em casa. A energia necessária que usamos para analisar e agir da maneira mais coerente possível foi completamente esgotada e, isso, explica porque temos muitas vezes uma reação não condizente com a situação em si.

Acredito que o segredo para uma vida bem sucedida é o autocontrole. Todo comportamento disciplinado exige autocontrole e, todo indivíduo disciplinado tem a capacidade de evitar agir por impulso, ou então, a paciência para adiar uma recompensa. Sem o mesmo, dificilmente você será capaz de alcançar qualquer objetivo ou sonho.

"Muitas funções cruciais da nossa vida envolvem a vontade própria: fazer escolhas e decisões, assumir responsabilidades, iniciar ou inibir um comportamento, fazer planos de ação e realizar esses planos (Baumeister, Heatherton & Tice, 1994)."

Se tem algo que a depleção do ego atinge é a nossa capacidade de fazer escolhas corretas. A vontade própria é algo que você não possui quando está exaurido mentalmente (Depleção do Ego). Você fica à mercê de vontades inconscientes impulsionadas pelo id. Id é um termo criado por Freud para se referir aos nossos desejos relacionados ao instinto (Impulsos instintivos). Se você não tiver energia suficiente para manter o autocontrole, o id ditará o seu comportamento.

"A capacidade de controlar os impulsos é a base da força de vontade e do caráter. Justamente por isso, a raiz do altruísmo está na empatia, a capacidade de ler emoções nos outros; sem um senso da necessidade ou desespero do outro, não há envolvimento. E se há duas posições morais que nossos tempos exigem são precisamente estas, autocontrole e piedade." Daniel Goleman, Inteligência Emocional

É por isso que a falta de autocontrole está muitas vezes ligada com problemas relacionados há vícios e mal comportamento. "Baumeister, Muraven e Tice, 2000; ressaltam que a maioria dos problemas atuais enfrentados pelas sociedades são devidos a falta de autocontrole."

"A força de vontade é uma habilidade que se pode aprender, algo que pode ser ensinado." O Poder do Hábito de Charles Duhigg

Como adquirir autocontrole? Clique aqui! 

Como você notou, não é possível evitarmos a Depleção do Ego, assim como o cansaço físico é inevitável, o que podemos fazer é aumentar nossa capacidade de autocontrole e assim, nos tornarmos disciplinados.


Postar um comentário

0 Comentários