Manipulação








Armas da Manipulação

O poder da Autoridade


No Livro “As Armas da Persuasão”, de Robert Cialdini, ele ressalta que, pessoas que tem pouco conhecimento sobre um determinado assunto são mais suscetíveis a aceitar as palavras de um especialista mesmo que seus argumentos sejam falhos.


Acredito que isso aconteça porque nosso cérebro como sempre tem a intenção de poupar energia. Geralmente o indivíduo escolhe inconscientemente o que lhe dá menos trabalho; somos preguiçosos por natureza. Em vez do mesmo ler mais sobre o assunto, ou ouvir outros especialistas da área, ele acaba ficando com a primeira; reservando energia mental para outros afazeres ligados a sobrevivência.

Nosso cérebro sempre procura maneiras de desempenhar tarefas gastando o menos possível de energia. Podemos concluir que se não tivermos como analisar alguém ou algo, iremos recorrer para um especialista do assunto por ser uma opção mais cômoda no momento.

Isso muitas vezes pode ser um grande problema, pois, você está colando todas as suas fichas em uma única opção, ignorando todos os outros pontos de vista a respeito do assunto que está sendo averiguado.

Efeito Lúcifer - Stanley Milgram - Obediência à Autoridade

 




Solomon Asch - Aceitação do errado por conformidade ao grupo

Aqui temos outro exemplo da força de autoridade agindo sobre o indivíduo. A diferença é que a autoridade desse segundo vídeo é gerada pela pressão da maioria; onde o sujeito que está sozinho e, se vê obrigado a concordar com os demais do grupo, pois se sente desconfortável e inseguro a respeito de seu conhecimento em si. 




Postar um comentário

0 Comentários