O que é Paixão




O que é paixão? Como explicar esse sentimento? Vício ou não?


Explicando de uma maneira simples; é o desejo por outro indivíduo do sexo oposto. Quem está apaixonado pode sentir atração; porém, sentir atração por alguém, ou sentir desejo por alguém, não quer dizer que você esteja apaixonado por essa pessoa.



É importante que a gente separe a paixão da simples atração.

A paixão é um processo químico que acontece em nosso cérebro. Como explica a pesquisadora Italiana, Donatella Marazziti, “esse sentimento é gerado pela liberação de neurotransmissores e hormonas em nosso organismo. ” Segundo Marazziti, em seu Livro, A Natureza do Amor, “um dos principais responsáveis por esse sentimento instintivo é a dopamina. ” Esse neurotransmissor, inclusive é a mesma substância química liberada em indivíduos que possuem algum tipo de vício.

Conforme Nora Volkow, psiquiatra americana, “nosso cérebro libera dopamina nos momentos que sentimos prazer. Esse mecanismo é importante e, tem como função criar uma memória ligada ao estímulo de recompensa. O intuito desse processo chamado de condicionamento por Nora, foi responsável pela sobrevivência de nossa espécie. ”

O Químico Paulo Ribeiro Claro, ressalta que, "assim como outros animais, nós também temos a capacidade de escolher nossos parceiros através de substâncias químicas, exaladas por nosso corpo." São os famosos feromônios. 



É possível controlar esse sentimento? Sim e não.


Como você já deve ter percebido, a paixão é um processo automático. E como nossas emoções, a paixão também pode gerar um comportamento impulsivo.  Cada emoção pode desencadear uma determinada ação e, a paixão também irá fazer você agir em função do seu desejo inconsciente. Podemos comparar o cérebro de uma pessoa apaixonada, com o cérebro de alguém que precisa fazer um esforço para parar de fumar, ou beber. O cérebro está atrás de prazer imediato, gerado pela dopamina. A pessoa apaixonada cria a necessidade do “acasalamento”.

É por isso que um indivíduo apaixonado, fica literalmente cego e, não repara em nenhum defeito de seu cônjuge. Como o cérebro do viciado, esse desejo precisa ser suprido.

No livro The Female Brain, Louann Brizendine, destaca que “os homens são caçadores e as mulheres são optantes. ” E isso é bem perceptível, não só nos seres humanos, mas em várias outras espécies, onde o macho precisa se destacar para atrair a fêmea. Podemos usar como exemplo espécies de pássaros, em que, os mesmos, precisam dançar para atrair suas parceiras. Existem vários outros exemplos pela natureza, onde o macho precisa “suar a camisa” para conseguir uma parceira. 


Esse pequeno pássaro é capaz de se "transformar" no Michael Jackson para atrair uma parceira. Eu mesmo, preciso aprender algo com esse Gênio da sedução, porque não sei dançar porra nenhuma. kkkkkk




Como Darwin observou, machos de todas as espécies precisam atrair as fêmeas, e as fêmeas tipicamente fazem a escolha entre seus pretendentes. BRIZENDINE, Louann

Os homens são mais visuais. Nosso cérebro é reprogramado para encontrar sinais de saúde no corpo feminino. Cintura, pernas, bunda, seios, cabelo, rosto. Tudo isso é rapidamente analisado pelo cérebro masculino. Para o homem, só a beleza física da mulher já pode ser um indicativo necessário para o “acasalamento”. Óbvio que existem outras variáveis, somos mais complexos que os animais e, podem existir outros motivos para querermos transar. Que fique bem claro que estou ignorando a personalidade e outras variáveis em si. O foco, é a parte oculta e inconsciente que acontece em nosso cérebro no processo da paixão.

Entretanto, para as mulheres, não basta apenas uma aparência saudável para elas quererem transar. Elas geralmente fazem outros testes inconscientemente para saber se o homem poderá ser um possível pretendente ou não. Isso não quer dizer que as mulheres saibam exatamente qual é o melhor parceiro para elas, como eu disse, eu estou ignorando outras variáveis. Se fosse assim, não teria tantas mulheres casando com homens que não prestam. Acontece que, se o homem despertar os gatilhos certos no inconsciente de sua parceira, naturalmente ela irá se sentir atraída. Isso não está ligado ao caráter do homem, para isso, a mulher deverá se desvincular destes sentimentos e analisar de forma mais racional. Com os homens acontece a mesma coisa, como eu já destaquei, nós somos atraídos primeiramente pela aparência e, a mesma, não está ligada ao caráter da mulher. Tem homens que se rebaixam só porque a mulher é bonita. Muitas vezes o rapaz tem mais conhecimento e sabe se comportar melhor do que a garota que ele está afim. E mesmo assim, o mesmo, faz de tudo para conquista-la; deixa sua parte irracional tomar controle total sobre o seu EU.

Eu não estou dizendo que estou sempre no controle da minha vida, não é isso, muitas vezes eu percebo que meus desejos me controlam, o meu lado racional é tomado pelo meu lado irracional. E muitas das minhas ações acontecem de forma inconsciente também. No entanto é sempre bom que o autocontrole faça parte de nossa vida e, que cada ação seja pensada antes de ser executada.

Poder é o maior afrodisíaco que existe para as mulheres, o segundo seria a pré-seleção (Mulheres ao redor). Não é à toa, que mulheres sentem desejos por homens que já são comprometidos, ou possuem mais parceiras do que de costume. Repare que, você não ouvirá tantos elogios quanto em shows para artistas e cantores. As mulheres irão gritar histericamente para esses rapazes. Gritos e elogios histéricos são bem comuns neste tipo de ambiente. Lindos, gostosos, são os mais leves que você irá ouvir na plateia. Kkkkkk

Naturalmente as mulheres serão atraídas por machos que mostrem que são capazes de cuidar se sua prole. Novamente eu quero destacar aqui, que estou ignorando outras variáveis, que geram uma relação. E isso com o tempo muda. Mulheres mais velhas, ou mais independentes, não necessariamente precisam sentir que o homem será capaz de cuidar delas. No entanto, se não for o próprio sentimento de paixão, será por causa de algum outro gatilho ligado a atração. Isso também não quer dizer que as mulheres são interesseiras, isso quer dizer que o instinto delas procura segurança e conforto. 


Agora os meninos acabam se entregando muito mais facilmente do que as meninas para esse sentimento. Isso pode ser porque os homens sejam menos exigentes na hora de se apaixonarem. Como eu disse, para o homem, basta uma aparência saudável.

 

 

Conclusão:


A paixão acontece primeiramente em nosso cérebro, quando hormônios e neurotransmissores são liberados em nosso organismo, indicando que aquela pessoa pode ser um possível parceiro. 




Atualizado:  30/11/2018

Complemento: Eu encontrei um vídeo ótimo sobre o assunto. 





Meu ponto de vista: Você já gostou de uma pessoa sem saber por qual motivo?

Esse sentimento estranho por alguém desconhecido é o que chamamos de paixão. 

A paixão é algo raro, não acontece corriqueiramente. E um dos problemas é que geralmente a pessoa que se apaixona, não é correspondida da mesma forma.

A paixão é algo ligado a reprodução. A mesma só acontece pessoalmente. É preciso que haja contato físico (Sentir o cheiro da pessoa/Feromônios). Acredito que seja impossível se apaixonar estando longe da pessoa. Esse processo, denominado de paixão, está associado a mudanças cerebrais. Neurotransmissores são liberados. E isso só acontece quando o cérebro acredita que aquele indivíduo é um parceiro em potencial (Tem uma genética apropriada).

Por isso muitos casais acabam se separando com o tempo, apenas para viverem uma aventura. O fulano não percebe que a paixão é algo inconsciente, automático. E isso é um grande problema. 

Homens e mulheres, casados há anos, com filhos, acabam se separando, simplesmente porque se apaixonaram por outra pessoa. O problema é que esse sentimento é passageiro, como você mesmo pode observar no vídeo, dura no máximo 2 anos. Não vale a pena se separar de uma relação de anos para viver uma aventura. Se você realmente não quer mais nada e, acha que não consegue continuar, tem motivos fortes para terminar, então faça isso, porém, esteja ciente que não é por causa de processos automáticos ligado a paixão. 

Paixão é inconsciente. É automático. Já o sentimento de amor é um laço mais lógico, duradouro. Você escolhe continuar amando aquela pessoa porque ela é importante para você. O amor é um sentimento de gratidão, de reconhecimento pela importância que aquela pessoa tem ou teve em sua vida. 

Por isso, muitos jovens inexperientes se decepcionam com ações tomadas de forma impulsiva. A paixão, é um sentimento impulsivo, não é lógico. 

Casais novos se apaixonam, casam e, o sentimento que formou o casal some, desaparece. Se nem um nem outro tiver o sentimento de gratidão (Amor), a separação será inevitável. 

Tenha consciência sobre seus sentimentos, não se deixe levar por uma aventura. Não coloque seu casamento em risco apenas para satisfazer algo inconsciente ligado a reprodução (Paixão). 


Postar um comentário

2 Comentários