O que é a Psicopatia ?

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a psicopatia é chamada de Transtorno de Personalidade Dissocial ou, também, Antissocial, conforme Associação de Psiquiatria Americana. 


"É importante ressaltar que o termo psicopata pode dar a falsa impressão de que se trata de indivíduos loucos ou doentes mentais. A palavra psicopata literalmente significa doença da mente (do grego, psyche = mente; e pathos = doença). No entanto, em termos médicos psiquiátricos, a psicopatia não se encaixa na visão tradicional das doenças mentais. Esses indivíduos não são considerados loucos, nem apresentam qualquer tipo de desorientação. Também não sofrem de delírios ou alucinações (como a esquizofrenia) e tampouco apresentam intenso sofrimento mental (como a depressão ou o pânico, por exemplo)." Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado. (Silva,Ana Beatriz Barbosa)

Bom, segundo o texto – Podemos concluir que pessoas que possuem depressão, ou doenças relacionadas ao sofrimento mental (interno) não são psicopatas. Psicopatas são criaturas frias sem nenhum sentimento de compaixão, para eles você é apenas um meio para que consigam o que desejam.

Por quê resolvi escrever sobre esse assunto?

Não quero deixar ninguém paranoico achando que todo mundo ao seu redor é um psicopata. Minha intenção é deixá-lo alerta aos sinais e ajudá-lo(a) caso já esteja se envolvendo com esse tipo de pessoa.

Eu tenho certeza que tem alguém sofrendo com isso neste exato momento e, possivelmente, você, leitor, possa ser uma vítima?
 

É comum as pessoas não saberem como se defenderem quando se encontram em tal situação, pois uma das habilidades de um psicopata é a manipulação. Esse indivíduo irá fazer de tudo para transferir a culpa de seus próprios atos para as suas vítimas.

Vejo que esse assunto não é muito discutido, a não ser em filmes e séries. Dá a impressão que pessoas assim só existem na ficção. Infelizmente isso não é verdade. Boa parte dos filmes sobre psicopatas são baseados em fatos reais e é bem possível que você possa ter se relacionado com esse tipo (psicopata) de alguma forma e nem se deu conta disso. 


"Segundo a classificação americana de transtornos mentais (DSM-IV-TR), a prevalência geral do transtorno da personalidade antissocial ou psicopatia é de cerca de 3% em homens e 1% em mulheres, em amostras comunitárias (aqueles que estão entre nós). Taxas de prevalência ainda maiores estão associadas aos contextos forenses ou penitenciários." Mentes Perigosas - O Psicopata Mora ao Lado. (Silva,Ana Beatriz Barbosa)

Talvez isso explique porque muitas mulheres sofrem mais com agressões físicas. Não só pelo fato de o homem ser mais impulsivo (testosterona) e mais forte na maioria da vezes, mas também pelo fato de existirem mais psicopatas homens do que mulheres. É só uma hipótese minha; cada caso é um caso e deve ser averiguado de maneira mais detalhada.

Eu já estava pensando em escrever sobre esse assunto, no entanto não tenho muito conhecimento, mas vou tentar esclarecer da melhor forma possível sem que o texto fique muito longo.

Há poucos dias me deparei com um vídeo circulando no Twitter que aparece uma jovem sendo agredida pelo próprio "parceiro". As cenas são bem fortes, de uma frieza incalculável.

O rapaz está espancando a mulher e, ao mesmo tempo, chorando, como se ele fosse a vítima e não o contrário. Isso não é só uma agressão física, mas também uma chantagem emocional. A intenção é transferir a culpa para pessoa e justificar os ataques. Imagine isso acontecendo com uma criança, as consequências serão muito maiores, pois as mesmas tem o costume de se auto culparem. Na mente delas os adultos estão sempre "certos".

Os psicopatas não sentem culpa (arrependimento) como a maioria das pessoas, porém eles sabem muito bem como fazerem o uso da mesma. A maior arma de um psicopata é a autovitimização para justificarem seus atos perversos.

No caso do vídeo, do Twitter, que não faço questão nenhuma de por no blog, o rapaz está visivelmente manipulando a vítima (mulher) e transferindo o sentimento de culpa para ela. O murro que ele deu na própria namorada só faria sentido em caso de vida ou morte.

Apesar de existir inúmeros filmes sobre psicopatas (serial killer), as pessoas não estão completamente ciente do assunto e isso acaba deixando-as mais vulneráveis. É muito importante que você tenha sempre precaução antes de deixar qualquer pessoa entrar na sua vida (morar com você).

Já que não podemos fazer nada para mudá-los, então, devemos aprender como nos defendermos.

Como você pode notar, psicopatas não possuem sentimentos pelas outras pessoas, a não ser por eles mesmos. São sempre vítimas e acreditam estarem sempre com a razão.

Como saber se eu não sou um psicopata?

Isso é fácil. Eu já deixei bem claro em alguns textos aqui que o ser humano não é perfeito, erramos e nosso equilíbrio está entre uma linha tênue entre o bem o mal.

Isso não quer dizer que você seja um sociopata ou psicopata.

Sim, mas como ter certeza disso?

Bom, Psicopatas não tem empatia pelos outros, só sentem por si mesmos. Se você é uma pessoa que chora pelo outro e fica feliz com as conquistas do outro é um bom sinal; você não é um deles.

Os psicopatas são frios e calculistas.

Resumindo - fazem nos sentir culpados por seus próprios erros e pessoas muito sensíveis (pessoas boas ou doentes) acabam sendo presas fáceis para esse tipo de indivíduo.

Há pouco tempo várias denúncias foram feitas contra o "médium" João de Deus. Neste caso, podemos notar o abuso de pessoas vulneráveis. Eu não posso concluir que ele tenha algum grau de psicopatia é difícil dizer isso sem uma análise aprofundada de sua personalidade (comportamento). Mas existe uma boa chance que o "médium" seja um (ou, apenas, acabou fazendo escolhas erradas com o tempo).

Psicopatas podem estar em todos os lugares; pais, filhos, políticos, professores, etc.....

Se a pessoa sempre tenta maquiar seu atos maquiavélicos fazendo o uso do vitimismo e continua repetindo os mesmos erros com você, não espere mais para cortar a relação. Pode doer, mas será muito pior se continuar tendo "laços" com esse tipo de pessoa.

É confuso identificar um psicopata porque esse tipo de gente sente "prazer" com você, ri com você, se diverte com você, te faz bem de certa forma, no entanto só faz isso enquanto está se beneficiando. A partir do momento que você não tiver mais nada para oferecer, ele irá mostrar as garras.


A psicopatia, como muitos imaginam, não tem relação com a inteligência, pois afetam áreas diferentes do cérebro. O que acontece é que quanto menos inteligente o psicopata (devido à prováveis má-formacōes na gestação ou uso de drogas pela mãe, desnutrição infantil ou mesmo maus-tratos) mais violento ele será. Normalmente o psicopata violento e impulsivo é o menos inteligente. Psicopatas podem estar em qualquer lugar, na política do nosso país, por exemplo, podemos observar alguns. Não citarei especificamente (não quero ser preso kkkk) quem dos três poderes (STF) possa ser um, no entanto, vou deixar destacado um que está en-jau-la-do (Lula). 😆

Ironicamente muitas pessoas tentam justificar, ou até mesmo amenizar o comportamento dessas pessoas fazendo o uso da emoção. Mas como usar a emoção para explicar algo com a ausência dela? Não se explica o comportamento de um psicopata usando a emoção. 

"Um psicopata ama alguém da mesma forma como eu, digamos, amo meu carro – e não da forma como eu amo minha mulher. Usa o termo amor, mas não o sente da maneira como nós entendemos. Em geral, é um sentimento de posse, de propriedade. Se você perguntar a um psicopata por que ele ama certa mulher, ele lhe dará respostas muito concretas, tais como “porque ela é bonita”, “porque o sexo é ótimo” ou “porque ela está sempre lá quando preciso”. As emoções estão para o psicopata assim como está o vermelho para o daltônico. Ele simplesmente não consegue vivenciá-las." Robert D. Hare

Eu fiz um teste, de maneira rápida, criado pelo Psicólogo Robert D. Hare, para saber se sou um possível psicopata.

É importante que você não leve o teste muito a sério, pois o mesmo deve ser feito com o acompanhamento de profissionais da área.

Vou repetir o que já disse antes, o ser humano é imperfeito, erramos e, até, podemos cometer atos ilegais, porém, isso não quer dizer que somos psicopatas.

E a partir de agora, esteja mais atento com as pessoas que entram em sua vida.

Teste (Psicopata)

http://vistriai.com/psychopathtest/





 

Meu resultado:

 

Não sou um psicopata como podem ver. Graças a Deuuxxxsss!!



Psiquiatra Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva


Canal Metaforando