
Image by Anton Porsche from Pixabay
Jogos de Vídeo Game e a Tragédia em Suzano
Eu vou dizer a minha opinião. Hoje a gente vê essa garotada viciada em vídeo game e, vídeo games violentos. Né? É só isso que fazem, eu tenho netos e vejo meus netos muitas vezes "mergulhados" nisso aí. Tá!
Apesar de eu também achar exagerado a opinião do Vice-Presidente Mourão não vejo motivos para o pessoal “Gamer” começar a fazer alardes como já vem acontecendo. Ficou bem claro que ele apenas deu uma opinião sobre o ocorrido (atualmente parece que é crime opinar). Sem demora, resolvi pesquisar mais a fundo sobre o assunto; jogos violentos e sua influência na mente dos usuários. Pois sempre achei exageradas quaisquer notícias que ligassem jogos de Vídeo Game com tragédias semelhantes à de Suzano.
Será mesmo que os jogos violentos influenciam a ponto de alguém sair com uma arma matando as pessoas por aí?
Comentaristas de notícias frequentemente recorrem ao uso violento de videogames como um potencial causador de atos de homicídio em massa. Conselho de Representantes da APA em agosto de 2015.
Vamos analisar melhor o assunto antes de dar uma resposta "definitiva."
O artigo mais atual sobre a influência de jogos violentos no site Apa, Associação Americana de Psicologia, é de 2015.
Conforme análise de vários estudos, chegaram à conclusão que, jogos violentos são capazes de tornar o usuário mais agressivo, entretanto, seguindo o raciocínio do artigo - é importante que você entenda a diferença entre um comportamento agressivo e um ato violento letal.
[...] toda violência, incluindo a violência letal, é agressão, mas nem toda agressão é violência. Essa distinção é importante para a compreensão dessa literatura de pesquisa, que não tem como foco a violência letal. Pesquisas insuficientes examinaram se o uso violento de videogames causa violência letal. A distinção também é importante para considerar as implicações da pesquisa e para interpretar os relatos da imprensa popular sobre a pesquisa e sua aplicabilidade aos eventos sociais. Conselho de Representantes da APA em agosto de 2015.
Conforme o texto, existem pesquisas insuficientes sobre o assunto relacionado a atos violentos e letais, desse modo podemos dizer que, em Suzano houve uma violência letal e não um simples comportamento agressivo que, com certeza teve outros motivos muito mais complexos por trás do atentado.
Contudo é importante que você entenda que existe sim uma comprovação do aumento da agressividade, como também, a dessensibilização cerebral, na qual, o indivíduo se torna menos reativo a cenas violentas.
Eu sei que tudo que nosso cérebro "consome" influencia de certa forma (neuroplasticidade), no entanto, acredito que seja exagero quando a mídia liga atos bárbaros com jogos de vídeo game de forma simplista, assim como fez o Vice Mourão, dando a entender que o culpado da tragédia seja apenas isso.
Nenhum estudo até o momento, pelo menos até agora, conseguiu provar isso. Contudo, as coisas não são tão simples assim. Inclusive no artigo do site Apa, o próprio, não dá um parecer final, pelo contrário, eles deixam claro que, apesar de existir uma relação do aumento da agressividade em usuários e uma dessensibilização (adaptabilidade) cerebral, não quer dizer que estes irão fazer o uso da violência letal, ou o melhor, sair por aí matando as pessoas.
Obviamente, seguindo esse princípio, os jogos violentos seriam o último fator determinante a ver com o atentado em Suzano (eu nem mesmo iria considerar). Inclusive Eileen Kennedy-Moore, psicóloga clínica, referenciando o mesmo artigo, deixa claro que, as crianças dentro da
faixa etária dos estudos, de 10 anos para cima, sabem muito bem
diferenciar e separar diferentes ocasiões. Em sua perspectiva ela diz que, as crianças omitem o mal comportamento e não deixam isso claro em seu consultório, caso contrário, isso facilitaria suas análises. Conforme seu pensamento, ela não espera que um comportamento violento seja transferido para a realidade apenas com o uso contínuo do vídeo game.
Entretanto, assim como nos estudos, ela deixa claro que, o fator jogos violentos podem ser sim um potencializador caso a criança possua algum problema comportamental preestabelecido. Portanto antes de começar a jogar jogos violentos.
Em um breve texto no site Psychology Today, publicado em 1 de janeiro de 2005, por JoAnne Viviano, destaca um estudo feito por Eric Schleifer e Rebecca Curtis, em que, relaciona o efeito não a agressividade, mas ao aumento da impulsividade em usuários de vídeo game. Todavia é importante ressaltar que, Schleifer faz um adendo dizendo que são necessários novos estudos para ter certeza. Pois pode ser que indivíduos impulsivos escolham vídeo game em vez de outras atividades, pelo fato do mesmo causar um efeito instantâneo de prazer no cérebro de forma mais eficiente que qualquer outra coisa.
Ou seja, é por isso que muitas crianças preferem ficar fechadas no próprio quarto, jogando durante horas sem parar (efeito recompensa do cérebro causa o vício ou o comportamento compulsivo).
Se você deseja saber mais como o vício funciona e qual sua relação com o efeito recompensa do cérebro - Clique Aqui!
Acredito que não seja necessário eu ir atrás de mais artigos e citá-los de forma destacada (separadamente), até porque o texto da Apa é o mais completo sobre o assunto e faz comparações com todos os estudos sobre a influência dos jogos e sua relação com comportamentos agressivos.
E lembrando que, a maioria dos jogos possuem classificação (faixa etária) e também vai de os pais estarem atentos aos filhos e ao comportamento dos mesmos.
Apesar de eu não concordar com a forma como o Vice Mourão se expressou, também não vejo nenhum motivo para crucificá-lo.
Atualmente as pessoas não podem dar nenhuma opinião sobre qualquer assunto, ou falar empiricamente sobre um fato qualquer que, boa parte levará tudo ao pé da letra. O povo odeia censura, mas muitas vezes não tem maturidade para ouvir uma opinião contrária, ou outro ponto de vista, independente de qual seja o assunto.
E como podemos notar, Mourão não está completamente errado.
A questão é que não devemos fazer alardes com uma simples declaração. Agora se o Mourão estivesse criando uma lei para proibir os jogos e várias restrições, aí sim eu concordaria, seriam outros 500.
Acontece que, seres humanos são influenciados e isso acontece a todo instante, de crianças à adultos…. Contudo deve haver sim uma restrição por parte dos pais sobre o conteúdo que está sendo consumido pelos seus filhos.
Atualização: 15/03/2019
Como relatado anteriormente, estudos insuficientes foram realizados para provar qualquer relação com violência letal e só confirmavam um aumento na agressão e uma tolerância a cenas violentas.
Entretanto, um estudo mais recente publicado em 13 de fevereiro de 2019 no site Royal Society Open Science, realizado com jovens entre a idade de 14 a 15 anos, descartou qualquer hipótese relacionada ao comportamento agressivo com o uso frequente de jogos violentos.
Para nós, amantes dos games é uma ótima notícia. Se influencia ou não, temos certeza que é algo mínimo que não faz diferença nenhuma para ser levado em consideração. O dia que um terço da população começar a cometer crimes como ocorrido em Suzano, aí sim, devêssemos nos preocupar.
Referências:
Royal Society Open Science. (2019) https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.171474
Associação Americana de Psiquiatria - APA. (2015) Vídeo Games violentos. https://www.apa.org/about/policy/violent-video-games
Psychology Today. (2015) A verdade sobre videogames violentos e crianças. https://www.psychologytoday.com/us/blog/growing-friendships/201509/the-truth-about-violent-video-games-and-kids-part-1-3
Psychology Today. O uso prolongado de videogames pode tornar os rapazes mais impacientes e facilmente frustrados. (Revisado 2016) https://www.psychologytoday.com/intl/articles/200501/video-gamers-easy-quit
Atualização: 15/03/2019
Como relatado anteriormente, estudos insuficientes foram realizados para provar qualquer relação com violência letal e só confirmavam um aumento na agressão e uma tolerância a cenas violentas.
Entretanto, um estudo mais recente publicado em 13 de fevereiro de 2019 no site Royal Society Open Science, realizado com jovens entre a idade de 14 a 15 anos, descartou qualquer hipótese relacionada ao comportamento agressivo com o uso frequente de jogos violentos.
Conforme o artigo os resultados derivados dos testes de
hipóteses não sustentaram a posição de que jogos violentos estão
relacionados a comportamentos agressivos.
No estudo eles fazem a seguinte suposição. Que se os jogos são jogados regularmente por quase metade das mulheres e dois terços dos jovens do sexo masculino no Reino Unido, dito isso, poderíamos supor que se existisse um aumento significativo do comportamento agressivo teríamos consequências graves para toda a sociedade como um todo.
Apesar de ficar claro que, os resultados fornecem evidências confirmatórias de que não existem relações do comportamento agressivo com jogos violentos, contudo entendem que, o assunto não é tão simples e novas pesquisas devem ser realizadas com o intuito de esclarecer todas as dúvidas possíveis e com isso esclarecer de uma vez por todas esse tópico.
Apesar de ficar claro que, os resultados fornecem evidências confirmatórias de que não existem relações do comportamento agressivo com jogos violentos, contudo entendem que, o assunto não é tão simples e novas pesquisas devem ser realizadas com o intuito de esclarecer todas as dúvidas possíveis e com isso esclarecer de uma vez por todas esse tópico.
Apesar das descobertas nulas identificadas no presente estudo, a história nos dá razões para suspeitar que a ideia de que videogames violentos conduzem a comportamentos agressivos continuará sendo uma questão não resolvida para pais, especialistas e formuladores de políticas. Andrew K. Przybylski e Netta Weinstein
Para nós, amantes dos games é uma ótima notícia. Se influencia ou não, temos certeza que é algo mínimo que não faz diferença nenhuma para ser levado em consideração. O dia que um terço da população começar a cometer crimes como ocorrido em Suzano, aí sim, devêssemos nos preocupar.
Referências:
Royal Society Open Science. (2019) https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsos.171474
Associação Americana de Psiquiatria - APA. (2015) Vídeo Games violentos. https://www.apa.org/about/policy/violent-video-games
Psychology Today. (2015) A verdade sobre videogames violentos e crianças. https://www.psychologytoday.com/us/blog/growing-friendships/201509/the-truth-about-violent-video-games-and-kids-part-1-3
Psychology Today. O uso prolongado de videogames pode tornar os rapazes mais impacientes e facilmente frustrados. (Revisado 2016) https://www.psychologytoday.com/intl/articles/200501/video-gamers-easy-quit
Psychology Today. (2013) Os vídeos games podem causar violência? https://www.psychologytoday.com/gb/blog/media-spotlight/201304/can-video-games-cause-violence
0 Comentários