Como pedir ajuda?

 

Como pedir ajuda?


É muito comum que pessoas deprimidas ou com transtornos mentais camuflem seus sentimentos para continuarem vivendo, ou melhor, sobrevivendo em sociedade. O grande problema é que esse tipo de comportamento acaba agravando o estado em que o indivíduo se encontra.

Orgulho e o medo fazem parte dessa "trajetória". Você deverá estar disposto a mostrar suas fraquezas e "defeitos". Não prolongue a sua dor, pois cedo ou tarde isso virá à tona! 

Pedir ajuda significa que você deverá sair de sua zona de conforto. E por isso é normal que exista resistência.

Eu sei o quanto é difícil pedir ajuda e desabafar, pois existe aquela sensação de inutilidade e o medo da exposição. 

Criamos uma máscara social que esconde todas as nossas imperfeições. A verdade é que ninguém gosta de mostrar fragilidade. Mas todos somos assim, frágeis e imperfeitos.

Só que as vezes é necessário que você retire essa máscara para o seu próprio bem. 

É muito importante que você entenda isso, quanto mais cedo começar seu tratamento mais chances terá de melhorar. Agora se ficar adiando pelos motivos citados ou por quaisquer outros, estará criando um futuro muito pior.

Não necessariamente você deverá contar detalhes sobre a sua situação, apenas se sentir confortável com isso, pois para isso existem profissionais aptos para ouvi-lo. 

Encontrar pessoas com as quais você possa interagir e ser você mesmo, sem máscaras, será de grande valia. Alias, muitos terapeutas recomendam que seus pacientes façam terapia em grupo.  O método consiste na interação entre os participantes e apoio mútuo. 

Não estou dizendo que você deverá sair por aí desabafando com um monte de pessoas, ou o pior, com qualquer uma. Evite os que você acredita que irão julga-lo. O segredo é estar ao lado de quem você se sinta seguro e confortável para se abrir. 

Muitos se sentem mais a vontade conversando com um padre, pastor e etc... Enfim, mesmo que você não seja religioso, o importante é encontrar alguém que possa confiar.

Minha intenção com o texto é incentivá-lo a dar o primeiro passo  para o seu tratamento.

Postar um comentário

0 Comentários