Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas



 

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Existem alguns padrões inconscientes que determinam muito nosso comportamento. Assim como todos os animais nós também temos processos comportamentais instalados em nossa genética. Boa parte das nossas ações estão no piloto automático e, nem nos damos conta disso. Exatamente como robôs programas para desempenhar tarefas específicas em um determinado horário.


A persuasão muitas vezes se aproveita dessas brechas em nossa mente. Existem técnicas que consistem em burlar a parte lógica do cérebro e penetrar a parte emocional ou animal do cérebro, com isso, fica muito mais fácil influenciar alguém.

Vamos utilizar como exemplo a teoria do Cérebro Trino.






O Neurocientista Paul D. MacLean, em 1990, no seu livro “The Triune Brain in Evolution; Role in Paleocerebral Functions”, desenvolveu e publicou sobre sua a Teoria do Cérebro Trino.

A teoria divide o cérebro humano em três partes distintas.

Animal, emocional e racional .

Vamos começar com o primeiro da lista:

O cérebro reptiliano ou cérebro animal:

Tem como função nos manter vivos, ligado ao instinto de sobrevivência. É responsável por desempenhar processos instintivos; reflexos ligados a sobrevivência. Ex: Comer, dormir, respirar, etc..... Nosso organismo sempre dá um alerta quando necessário para que estas necessidades sejam atendidas. Segundo a teoria, o cérebro reptiliano seria a parte mais primitiva do ser humano e a primeira a se desenvolver, logo depois, seria o cérebro límbico até chegar ao Neocórtex.

Cérebro límbico:

Todos os mamíferos possuem o cérebro límbico; também chamado de Cérebro Emocional; como o próprio nome já diz, essa parte é responsável por controlar e gerar emoções nos indivíduos.

Cérebro Neocórtex ou Cérebro Racional:

Ele é o que nos diferencia de todos os outros seres vivos. É responsável pela nossa percepção da realidade. Essa parte do seu cérebro é responsável pelo raciocínio lógico.

Se a divisão das partes está correta eu não sei, porém é fato que todos nós possuímos o nosso lado racional, emocional e animal.

Eu não vou me aprofundar muito neste assunto do cérebro Trino, pois se não vou fugir do tema em questão; que a é persuasão.

A teoria em questão serve como base da persuasão; por isso fiz um breve esclarecimento sobre o assunto.

Quando os hipnólogos querem colocar alguém em transe hipnótico; eles costumam burlar a parte racional do cérebro fazendo o uso de artimanhas para que o indivíduo aceite as sugestões dadas pelo mesmo.

Se você pretende fazer amigos e influenciar pessoas; precisa focar na parte emocional delas. Muitas pessoas compram mais pela emoção do que pela razão. Já reparou que muitas pessoas compram smartphones que são o triplo do preço; mesmo tendo a mesma função do que o mais baratos; simplesmente por causa e porque o mesmo está vinculado a uma certa emoção.

Todos os comerciais e propagandas, no fundo, tem o intuito de gerar uma emoção específica no espectador, com a intenção de transforma-lo em um possível cliente.

Repare que os melhores comerciais são aqueles onde há um sentimento ligado ao produto. Alguns fazem você se sentir forte, outros, fazem você se sentir inteligente, etc....

Às vezes só a argumentação lógica não é o suficiente para convencer uma pessoa. Conforme Piazzi, as informações são melhores gravadas com a intensidade do nível emocional. Se um rapaz tiver uma conversa totalmente lógica sem gerar nenhuma emoção específica em sua companheira, provavelmente ela irá ficar entediada e não irá aceitar o próximo convite para sair.

Então, a próxima vez que for querer influenciar alguém, sempre tente quebrar o gelo; tente deixar a conversa um pouco menos formal e mais divertida. O humor é uma das melhores ferramentas da persuasão.



Postar um comentário

2 Comentários

  1. Precisaria ler o livro todo, mas a Teoria do Cérebro trino nada mais é que o Id,Ego e Superego, de Freud. Claro, mais bem elaborado pois a neurociência avançou muito desde então.

    ResponderExcluir