A Verdade





A Verdade


O Preço da Verdade 

 

"No mundo sempre existirão pessoas que vão te amar pelo que você é, e outras, que vão te odiar pelo mesmo motivo. Acostume-se..." 

As pessoas crescem achando que tem que se adaptar aos outros e, com isso, deixam de ser elas mesmas. Eu não estou falando para você sair por aí falando/fazendo o que der na telha. Não é isso. Até porque, toda ação, gera uma consequência.

Por que algumas pessoas não estão confortáveis com a verdade?

As vezes a mentira, ou o omitir, se tornam necessários, fazem parte do nosso convívio social. Porém, o problema é quando a mentira é usada como máscara, a qual, esconde o seu verdadeiro EU. E nossa sociedade se acostumou tanto com a mentira, que muitos indivíduos não conseguem ouvir uma opinião diferente sem levar para o lado pessoal (Estão acostumados com a mania de agradar o outro e, vice versa). 

Cada um tem um ponto de vista e deve ser respeitado?

Sim e não. Se aquela pessoa tem uma opinião pautada na ética, em "valores universais", nos quais, todas as sociedades fazem uso para serem organizadas; sim. Porém, se aquele indivíduo tem uma visão deturpada da realidade e, tem mania de relativizar tudo (O bem e o mal). Essa pessoa precisa ouvir a verdade. 

Ex: Se um Muçulmano tentar dizer para você que homens são superiores as mulheres, você concordaria? Acredito que não. É bem por esse motivo que nem tudo é relativo. Mas isso não seria a verdade deles? Não, a partir do momento que uma cultura fere o outro, fere o direito a vida, a liberdade, deixa de ser algo baseado na verdade. 

O mapa não é o Território. (ALFRED KORZYBSKI)

O mapa pode até não ser o território, no entanto, isso não quer dizer que podemos relativizar tudo. Valores éticos não existem por acaso e, devem ser conservados/respeitados. São eles que mantém a sociedade organizada. Sem eles, seríamos apenas selvagens. Não existe liberdade sem regras, o mundo seria um caos. Tudo que fere a vida, deve ser banido, extinto.

Aprenda a falar NÃO sem se justificar. Clique aqui!

A verdade só vale quando ela está estruturada em princípios éticos. Cultura não é sinônimo de algo bom. Em alguns locais na África povos defendem a circuncisão feminina (Ritual macabro, onde o procedimento consiste na retirada do clitóris de forma totalmente dolorosa). Esse tipo de comportamento não merece ser respeitado, pois fere a vida. Tal ato, fere o indivíduo. E não é algo aceito como ético pelo mundo.

Valores éticos são universais. Já valores religiosos e culturais, são relativos. E como você percebeu, seria vergonhoso apoiar tal ato contra as mulheres (Antiético).

É possível que uma lei não seja ética?

Com certeza. Ao passo que, leis são criadas por seres humanos ("Seres falhos"), podemos sim ter leis que ferem o indivíduo e a vida. Saiba mais. Clique aqui!

Tudo o que você tem costume de fazer repetidamente acaba se transformando em um hábito. O cérebro tem o intuito de sempre poupar energia. Sabe aquelas ações que você realiza no "piloto automático"? Ex: Dirigir. Então.

"O problema é que nosso cérebro não sabe a diferença entre os hábitos ruins e os bons[...]" Charles Duhigg   

Isso quer dizer que quanto mais você mentir, mais isso fará parte de você. Esse comportamento ficará internalizado como hábito em seu cérebro. Nosso cérebro tem a mania de "instalar" hábitos destrutivos para nossa saúde. Ex: Comer compulsivamente, fumar, etc....

"Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço." Charles Duhigg 


As pessoas estão acostumadas a mentir para conquistar coisas e, isso, se tornou algo corriqueiro (Mecanismo de defesa). E a verdade, muitas vezes, fica "esquecida" em um canto qualquer; com "vergonha" de aparecer.

Coisas materiais nos proporcionam uma felicidade passageira. Quando você dá mais valor para coisas do que para as relações em si, só está tapando a luz do sol com a peneira, esse vazio irá continuar depois que a euforia passar. Vícios/Coisas materiais, são prazeres momentâneos, não tapam o vazio interior. Usar isso como fuga da realidade, só agrava o seu problema, seja ele qual for. Posso dizer que a coisa mais importante que temos é a nossa própria evolução. E a verdade faz parte deste caminho. Aprenda a se relacionar com o outro dizendo a verdade.

As pessoas estão sempre fugindo do seu verdadeiro eu. Uma boa parte das pessoas não gostam do que veem no espelho. Não estou falando só de aparência, estou falando de seu interior. É que um dos lugares que "mais refletimos" sobre nós mesmos é quando vemos nossa própria imagem refletida no espelho. Aí que surgem as perguntas. Quem sou eu? Por quê estou aqui? Qual é o meu sentido para viver?
 
Aprender a lidar com a verdade é uma maneira de se encontrar e aproximar as pessoas do seu verdadeiro EU.

Não quero que leve ao pé da letra o que estou falando - É impossível não mentir, ainda mais quando é uma "coisa boba." Ex: Vou sair e, continua em casa. O certo é você aprender a dizer NÃO; mas  tem muitas pessoas que ainda não conseguem ser tão diretas assim. Quanto menos você precisar mentir, melhor será para você e para as pessoas que convivem com você. 

Como Aprender a Dizer Não - Clique Aqui!

Ser verdadeiro é dizer o que está sentindo. As emoções existem para serem sentidas. Se tem algo que aprendi com as mulheres é que as emoções fazem parte da gente e, elas nos fazem se sentir vivos. Chore, sinta raiva, nojo, inveja, apaixone-se. Isso é ser verdadeiro com si mesmo. Todos esses sentimentos fazem parte da vida, do seu EU. Não se culpe por isso. 

"Você é um ser humano e, não um fazer humano." (John Bradshaw; Curando a Vergonha que Impede de Viver)

Não estou falando para você internalizar as emoções; não é isso, estou falando para você deixar os sentimentos fluírem como devem. Não integrar/absorver à sua personalidade e, sim, senti-los. Não tenha medo de sentir. Alias, o medo também faz parte da vida. No entanto, o medo é saudável até certo ponto. Quando você não consegue desempenhar tarefas "simples", muito provavelmente pode ser uma fobia. Um é normal sentir, faz parte do nosso pacote de sobrevivência, o outro, é um distúrbio emocional. O primeiro existe para nos alertar de algum perigo, o segundo, nos impede de viver, nos prende em uma cadeia imaginaria (Mental) e, atrapalha todas as áreas possíveis da nossa vida. 

Por quê as pessoas idealizam em cima do nosso EU. Por que temos que ser perfeitos aos olhos dos outros enquanto elas não conseguem tal proeza?

Você não é 100% mau ou bom, aprenda a conviver com a dualidade, dependemos dela para o equilíbrio. Ser bonzinho demais é um desequilíbrio emocional. O bonzinho mente para si mesmo. O bonzinho está sempre criando expectativa no outro; faz esperando algo em troca. E quando as coisas não saem como imaginado, coloca toda a culpa em terceiros. A realidade é que ninguém tem obrigação nenhuma com você, a não ser você mesmo.

Seja mais flexível com você e com as pessoas ao seu redor. Pense em você, ame você, seja você. Muitos pessoas são superficiais e, a superficialidade é inimiga da verdade. Não tenha medo de ser você. Não defina o caráter das pessoas com algo isolado, tente entender a situação, analisar o motivo. O ser humano erra e, isso não vai mudar (Dualidade/Flexível).

"A intimidade requer a habilidade de sermos vulneráveis. Dividir a intimidade significa sermos exatamente quem somos, bem como amar e aceitar incondicionalmente uma ao outro. Isso requer autoconfiança e coragem." (John Bradshaw; Curando a Vergonha que Impede de Viver)

A verdade exige intimidade. Não tenha medo de se entregar para uma pessoa que você confia, aproveite esse sentimento. Se desfaça das máscaras que usa no seu dia a dia para parecer "fodão" e, comece a dar valor para sua essência (Verdade Interior).

"Você não precisa ser amado, não à custa de si mesmo. O único relacionamento que é verdadeiramente fundamental e crucial na vida é o relacionamento com o eu.... De todas as pessoas que você irá conhecer na vida, você é a única que nunca irá perder." Jo Courdet, Advice From A Failure

Dê valor para as pessoas que respeitam você. Não viva uma vida de superficialidades e, aproveite o que a vida tem de melhor para lhe oferecer.

Dicas e sugestões são bem vindas. Seja educado!


A Verdade Saindo do Poço - Parábola 
https://desenvolvimentopessoalinterior.blogspot.com/2018/12/a-verdade-saindo-do-poco.html

A Verdade Saindo do Poço, Armada com seu Chicote para Castigar a Humanidade - Clique Aqui!


Postar um comentário

4 Comentários

  1. "Sua visão clareará apenas quando você olhar para o seu próprio eu.
    Aquele que olha para fora, sonha; aquele que olha para dentro....desperta"
    (C.G.Jung)

    ResponderExcluir
  2. Quando cada ponto de vista se torna uma verdade absoluta fica difícil saber o que é verdade.

    ResponderExcluir